Dicas ao Paciente

Uma perfeita higiene bucal deve-se a uma correta escovação e ao uso adequado do fio dental, que devem ser feitos sempre após as refeições, é importante para a higiene bucal, que você faça a escovação dos dentes corretamente, evitando assim danos à sua saúde bucal, use o fio dental para completar a limpeza dos dentes, pois através dele serão removidos os resíduos alimentares que ficam entre os dentes.

O fio dental chega onde a escova não chega e o enxaguatório limpa as áreas que nem a escova ou fio dental alcançam, sua apresentação líquida completa o trabalho da escova e do fio dental e, dependendo do seu princípio ativo, é capaz de reduzir a presença dos microorganismos formadores da placa bacteriana. Entre essas substâncias, o cetilpiridínio tem eficiência comprovada por estudos realizados em diversas e renomadas instituições científicas. Deve-se dar atenção especial à escovação dos dentes, principalmente durante o tratamento Ortodôntico, pois o acúmulo de alimentos provoca a inflamação da gengiva , e os dentes não podem ser movimentados com a gengiva inflamada.

Sequência de Higienização

dicas-ortodontia-sao-paulo-rio-ceao_1
Escovação dos dentes
inferiores pelo lado externo
dicas-ortodontia-sao-paulo-rio-ceao_2Escovação dos dentes
inferiores pelo lado interno
dicas-ortodontia-sao-paulo-rio-ceao_3
Escovação dos dentes
superiores pelo lado externo
dicas-ortodontia-sao-paulo-rio-ceao_5
Quando for usar fio dental utilizar o passa fio
dicas-ortodontia-sao-paulo-rio-ceao_4
Contornar o passa fio por debaixo do fio ortodôntico
dicas-ortodontia-sao-paulo-rio-ceao_6
Usar o fio dental em movimentos de vai e vem e retira-lo por um dos lados

 

Você conhece seu Aparelho ?

Alastic Gancho ou Huck Tubos de Colagem Fio Ortodôntico Braquetes

 

Motivos que geram tratamentos

MÁ POSIÇÃO DOS DENTES

É comum o dente de leite não cair e o permanente começar erupcionar por cima dele. É caso para aparelho fixo ou móvel, com fios de metal que tragam os dentes até sua posição correta.

APINHAMENTO ( DENTES TORTOS )

É quando um dente fica em cima do outro, girado e mal posicionado, acontece principalmente com os dentes da parte da frente o que normalmente interfere na estética

“MANDÍBULA PARA FRENTE”

O nome científico é prognata. A mandíbula projeta-se para frente porque a maxila (parte onde ficam os dentes de cima) não se desenvolveu o suficiente. Existe a correção com aparelho fixo, que vai colocar a mandíbula para trás.

“MAXILA PARA FRENTE”

É o contrário do caso anterior, chama-se prognatismo maxilar . Os dentes de cima projetam porque a mandíbula não cresceu tudo o que deveria. Resolve-se o problema com aparelho móvel ou fixo, usando um aparelho extrabucal se você estiver em fase de crescimento. Caso seja um adulto devemos considerar extrações dentárias para a correção.

MANDIBULA PARA TRÁS

O nome científico é retrognata. A mandíbula não se desenvolveu o suficiente o paciente fica com a parte de baixo e o queixo para trás e a parte superior (maxila) parece ficar muito para frente. Existe a correção com aparelho fixo ou dependendo da idade com aparelho móvel (Ortopédico), que vai colocar a mandíbula para frente.

MORDIDA ABERTA

É devido ao uso da chupeta ou do dedo que você não tirava da boca, deixando os dentes da frente projetados. A aparelhagem usada para esse problema, denominado mordida aberta, é a Ortodontia Fixa, com elásticos unindo os dentes de cima aos de baixo, ou usando aparelhos removíveis, quando o problema for detectado precocemente. Caso você seja adulto a correção poderá incluir Ortodontia Fixa e Cirurgia.